-
Por que as mulheres são mais suscetíveis a contrair infecções urinárias?
-
A doença atinge cerca de 80% das mulheres brasileiras e a estimativa é que esse número aumente.
- Por Rone Felipe
- 29/03/2023 20h01 - Atualizado há 1 ano
A infecção do trato urinário é caracterizada pela presença de bactérias, principalmente a Escherichia coli, na uretra, bexiga ou rins. Esse quadro pode se desenvolver com diversos sintomas ou pode ser assintomático.
A infecção urinária é mais comum em mulheres devido a uma característica anatômica: o tamanho da uretra. A uretra feminina é bem mais curta que a masculina. Isso significa que o caminho que as bactérias têm que percorrer da parte externa para chegar à bexiga é mais curto. Vale ressaltar que esse tipo de infecção é mais comum na parte inferior do trato urinário, que inclui a bexiga e a uretra.
Outra característica que deixa as mulheres mais suscetíveis a infecções é o fato de a uretra feminina estar localizada na vagina, por ser um ambiente mais úmido, contribui significativamente para que esse problema ocorra. Após a menopausa, a incidência de infecção urinária aumenta, devido à queda do estrogênio e de alterações no tipo e quantidade de microrganismos que protegem a vagina.
Principais causas da infecção urinária
Várias são as causas de infecção urinária na mulher, além da situação anatômica, podemos destacar:
- Má higiene da região, principalmente devido a proximidade da região anal com a vagina;
- Relação sexual: durante o ato, a abertura da uretra fica mais exposta, facilitando a entrada de microrganismos;
- Mudanças hormonais: embora a vagina tenha defesas naturais contra bactérias, durante a adolescência e climatério, principalmente, há uma grande mudança hormonal, facilitando a infecção;
- Falta de hidratação: quem consome pouco líquido produz pouca urina, permitindo que ocorra a ascensão de bactérias;
Principais sintomas
É importante observar que uma pessoa com infecção do trato urinário nem sempre apresenta sintomas. Em alguns casos, esse quadro pode ser assintomático e descoberto apenas durante um exame de urina. Quando os sintomas aparecem, os mais comuns são: ardência ou dor ao urinar; ida frequente ao banheiro; urina com forte odor; dor na região pélvica ou ao urinar e incontinência urinária.
Qual o tratamento da infecção urinária?
Rotineiramente as infecções causadas por bactérias são tratadas com o uso de antibióticos prescritos pelo médico, mas algumas medidas simples de higiene e a ingestão abundante de líquido já são suficientes para prevenir grande parte dos casos de infecção urinária.